Psicogeriatria

A entrada na idade avançada reveste–se de muitos significados. É enriquecida pelas aquisições feitas ao longo da vida, mas é também um momento em que se enfrentam novos desafios e onde se impõem as limitações e perdas a diferentes níveis (físico, psicológico, social, profissional).

 

 

Programa de Estimulação - Importância da intervenção cognitiva

 

A detecção e intervenção atempadas nas dificuldades, permitem prevenir situações de ruptura grave do equilíbrio psíquico, assim como agilizar recursos individuais para uma melhor qualidade de vida. O envelhecimento não é necessariamente sinónimo de incapacidade. Conviver com as alterações impostas pelo passar do tempo implica, muitas vezes, uma intervenção especializada que facilite o ajuste emocional e intelectual, potenciando capacidades já existentes e desenvolvendo novas estratégias.

 

Integrando o conceito de “Envelhecimento Activo”, surge a necessidade de oferecer uma cobertura preventiva num sector de pessoas com idade avançada, interessadas em estimular a sua mente através do treino cognitivo, com o objectivo de prolongar a sua qualidade de vida. O envelhecer saudável é fundamental para afastar possíveis declínios, promovendo a manutenção de um adequado nível neurocognitivo.