Periodontologia

É a especialidade que tem como objetivo o estudo, diagnóstico, prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando a promoção e restabelecimento da saúde periodontal. A doença periodontal é de origem bacteriana, afetando a gengiva, osso, e ligamentos periodontais. A sua evolução leva à perda óssea com consequente perda dos dentes. O agente causal da doença periodontal é a placa bacteriana que adere ao dente, havendo predisposições associados assim como, má oclusão, fatores hormonais, próteses mal adaptadas, doenças como diabetes, uso de medicamentos e hábitos tabágicos.

Alguns sinais e sintomas da doença periodontal são: hemorragia gengival; mau hálito persistente (halitose); gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis; gengivas que se afastam dos dentes (retração); exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente; alteração do formato gengival; mobilidade dentária; frequentemente indolor (assintomático); presença de cálculo ou tártaro. 

O modo de prevenir esta doença é a utilização correta da escova de dentes e do fio dentário e ainda visitas periódicas à sua Clinica.

 

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.