Hormonologia

Hormonologia é o estudo das substâncias químicas específicas fabricada pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados. 

Esta substância é segregada em quantidades muito pequenas na corrente sanguínea ou em outros fluídos corporais. Assim sendo, podem ser produzidas por um órgão ou em determinadas células do mesmo.

É libertada e transportada diretamente pelo sangue ou por outros fluidos corporais. A sua função é exercer uma ação reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo. Em geral trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.

Podemos aqui citar como exemplo o hormona insulina, que controla a razão, e a maneira pela qual a glicose é utilizada pelo corpo. Outras hormonas incluem as sexuais, as corticoesteróides, a adrenalina, a tiroxina, e a hormona do crescimento. Em plantas as hormonas são conhecidas como factores de crescimento.